tag:blogger.com,1999:blog-45787004899549184802024-03-13T07:42:23.921-03:00Escuta solidáriamicahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-36055034340543581082008-02-01T00:02:00.000-02:002008-02-01T00:05:24.691-02:00Do blog ao site.O site escutasolidaria.com.br já está no ar!<br /><br />Lá vc encontrará fotos, vídeos, os programas de rádio gravados pelos participantes das oficinas, além de uma versão on-line do "pequeno caderno de jogos e vivências musicais".<br /><br />Confira!micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-72903630517961553352007-11-27T16:38:00.000-02:002007-11-27T16:42:48.191-02:00Concluindo o primeiro ano.Olá amigos.<br /><br />Estamos chegando no final do primeiro ano das oficinas de musicalização do projeto "Escuta Solidária".<br /><br />No ano que vem o projeto deve voltar ampliado e melhorado com as diversas sugestões dos participantes.<br /><br />Espero que aqueles que participaram deste primeiro ano retornem nas novas turmas do ano que vem.<br /><br />E logo logo estaremos publicando o site do projeto, com fotos e clipes e disponibilizando as cartilhas em todos os equipamentos públicos pelos quais passamos.<br /><br />Um abraço e mantenham contato.<br />Mica.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-63283133453372982312007-10-07T18:38:00.000-03:002007-10-07T18:50:34.081-03:00O caderno de jogos do Escuta Solidária.Olá amigos.<br /><br />Esta postagem é só para informar que o caderno de jogos do Escuta Solidária que contém muitas das propostas realizadas nos nossos encontros está na fase de edição e diagramação.<br /><br />Em seguida será impresso, e distribuído nas coordenadorias dos espaços por onde passamos, nos CEU's e no CCJ, além de bibliotecas e casas de cultura.<br /><br />Os inscritos na oficina serão comunicados tão logo o caderno fique pronto e então poderão retirar pessoalmente. Isto deve ocorre no final de novembro.<br /><br />Ah... ficou pronto também o clip do CEU Perus! Logo estará on-line... ueba!<br /><br />Abraços a todos.<br />Mica.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-57471143306989426882007-09-08T14:06:00.000-03:002007-09-08T14:12:36.814-03:00O que é música?Ao longo dos últimos séculos uma série de transformações culturais foram responsáveis por uma contínua redefinição do conceito de música, da forma como se produz, compartilha e ouve-se esta música. Além disso, a experiência particular da apreciação musical revela muitos modos diversos de "escuta".<br /><br />O que é música para você?<br /><br />Comente esta postagem com uma definição que julga apropriada a sua experiência musical.<br /><br />Abraços,<br />Amilcar.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-33285520195254844452007-09-02T08:28:00.001-03:002007-09-02T08:41:36.287-03:00Tarefa: minha árvore genealógica musical."Quando eu tinha 11 minha mãe me deu um violão. Nesta época ouvia o que tocava nas rádios: Rock "chicletão" americano... Montei minha primeira banda as custas de muita revistinha de banca e ouvindo Ramones e Legião Urbana. A noite, no quarto, de janela aberta olhando as estrelas, ficava viajando ouvindo "Angra dos Reis" do Legião. Dependendo do meu humor dormia no sofá ouvindo Sepultura. Meu irmão comprava todos os discos dos Titãs e eu aprendia todas músicas e letras por tabela. Meu pai ouvia música clássica: a nona de Beethoven, 1812 de Tchaicovsky..."<br /><br />E por aí vai. Este é um pequeno exemplo de como podemos realizar esta tarefa, de construir nossa árvore genealógica musical. Conectamos o nosso passado e vamos traçando a teia de informações musicais e emocionais tão importantes na formação de nossa personalidade. Discutiremos no nosso próximo encontro.<br /><br />Abraços e boas memórias.<br />Amilcar.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-65275389765219300362007-07-17T22:32:00.000-03:002007-07-17T22:42:14.277-03:00Rádio Escuta Solidária.Amigos e amigas.<br /><br />Conforme conversamos no nosso último encontro, ficamos com a tarefa da pesquisa de estações de rádio que servirá de base para uma atividade do próximo encontro. Portanto, comente esta postagem segundo os tópicos abaixo:<br /><br />Identificação da rádio selecionada para pesquisa. (nome da rádio, dial...).<br />Descrição do tipo de música e conteúdo (notícias, esporte, política - música instrumental, canção, popular, erudito, brasileira, mix??? gêneros, exemplos de artistas e trechos de músicas...).<br />Caracterização dos locutores (voz masculina ou feminina, linguagem formal, jovem, uso de gírias).<br />Exemplos de propagandas veiculadas (tipo de produto, exemplo de jingle...).<br /><br />Abraços,<br />Mica.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-40899797746335477262007-07-06T16:08:00.000-03:002007-07-06T16:14:35.159-03:00Tarefas 1 e 2.1- Qual é o primeiro som que você ouve quando acorda?<br /><br />2 - O silêncio é enganoso. Experimente encontrá-lo.<br /><br />Com propostas simples como essas, podemos refletir profundamente sobre como nos relacionamos com o "ambiente sonoro" e o que os sons e a escuta dos sons (e do silêncio) dizem sobre nós.<br /><br />Comente! Deixe aqui as suas respostas.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-46685925129226798512007-07-06T16:02:00.000-03:002007-07-06T16:06:04.803-03:00Som poema.“Som poema<br /><br />Se existe silêncio e som –<br />Silêncio sem silêncio é som<br />Silêncio cheio de som é som<br />Som sem som é silêncio<br />Som cheio de som é som<br />Som cheio de silêncio é silêncio<br />Silêncio cheio de silêncio é silêncio<br />Silêncio sem som é som<br />Som cheio de silêncio é silêncio<br /><br />Se não existe o silêncio –<br />Silêncio sem silêncio é som<br />Silêncio cheio de som é som<br />Som sem som é som<br />Som sem silêncio é som<br />Silêncio sem som é som<br />Som cheio de som é som<br />Som cheio de silêncio é som<br />Silêncio cheio de silêncio é som<br />Silêncio sem som é som<br />Som cheio de silêncio é som"<br /><br />*extraído do "o ouvido pensante" - Schafer.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-70652683044755789152007-07-06T15:45:00.000-03:002007-07-06T15:50:15.359-03:00CEU Perus.A primeira turma iniciou-se no dia 11 de Junho de 2007, no teatro do CEU Perus, com apenas uma ausência entre os inscritos. Os oficineiros surpreenderam-se com a disposição e participação das pessoas formadas por estudantes, atores e professores. Nestas oficinas a dupla de oficineiros pode aplicar as propostas previamente organizadas e nas reuniões artisticas-pedagógicas programadas entre os dias das oficinas, puderam também avaliar os resultados e a eficiência dos jogos e exercícios na tarefa de reflexão sobre a música, integração do grupo, consciência do indivíduo em seu ambiente sonoro e transformação e reformulação de conceitos e consciência musical dos participantes.<br />A oficina, na prática, já desde seus primeiros encontros revelou seu caráter de integração dos indivíduos no grupo promovendo a inclusão das diferenças e formação de uma “comunidade de irmãos”, na síntese do que denominamos a “escuta solidária” – a consciência do “ouvir a si mesmo e o outro”, compreendendo as diferenças, mas sobretudo, as semelhanças nas diferenças.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-27267446934122374362007-07-06T15:42:00.000-03:002007-07-06T15:45:50.261-03:00Escuta solidária - uma introdução.“O ouvido, este órgão do medo, só alcançou tanta grandeza na noite e na penumbra de cavernas obscuras e florestas, bem de acordo com o modo de viver da era do receio... Na claridade do dia o ouvido é menos necessário. Foi assim que a música adquiriu o caráter de arte da noite e da penumbra.”<br />Nietzsche<br /><br />A idéia desta oficina surgiu da experiência de anos dos oficineiros em trabalhos de criação, musicalização e direção musical para grupos de teatros amadores e profissionais. Vindos de uma formação musical acadêmica, a dupla de arte-educadores Amilcar Farina e Marko Concá, percebeu na prática, uma consequência “nefasta” da especialização das áreas artísticas: a dissociação do artista em domínios restritos - teatro, dança, música etc. Ao mesmo tempo, vislumbrou a riqueza de uma expressão artística livre de amarras, percebendo com inteligência a amálgama do que é ser artista-cidadão.<br /><br />A complementaridade entre os dois campos, música e teatro, passou a ser então o primeiro estágio em busca de uma integração artística e social. Para alcançarmos o objetivo de uma verdadeira “música cênica” devemos primeiramente passarmos por um saudável exercício de desapego de técnicas e regras já conquistadas dentro da área específica de cada um. Tal abertura torna a experiência da expressão artística mais profunda. Assim como a integração entre corpo e som no gesto musical torna a vivência musical mais intensa, a importância da escuta, o ouvir o outro, e a evidência de uma escuta com intenção, trás profundidade e enriquece o trabalho cênico.<br /><br />A ponte que propomos para esta integração é a escuta que aparece como um sentido extremamente atrofiado em um mundo contemporâneo onde as imagens prevalecem. Para tal, solicitaremos a experiência mais fundamental da escuta de si-mesmo, assim como a escuta do outro e do nós, em exercícios cênicos-musicais que revelam e sensibilizam o sentido de uma escuta revigorada. O resultado desta ampliação da escuta deve ser acompanhado de exercícios de criação pautados no improviso – a criação espontânea e imediata que desobstrue e fortalece os canais criativos. Como nos lembra Stephen Nachmanovitch<br /><br />(…) trabalhar a criatividade não é uma questão de fazer surgir o material, mas de desbloquear os obstáculos que impedem seu fluxo natural.<br /><br />Como fundamentação teórica para o que denominamos a “escuta de si-mesmo” nos orientamos pelo conceito de “imaginação ativa”, tal como proposto pelo psicólogo suiço C. G. Jung: a escuta e o diálogo com os conteúdos inconscientes. Por outro lado, no campo da escuta coletiva e social, o músico canadense Murray Schafer aparece como principal influência, com uma preocupação voltada para uma “ecologia acústica”, questionando-se sobre a relação do homem e a paisagem sonora.<br />Ao longo dos encontros vivenciaremos diferentes modos de escuta e criaremos a partir destas experiências. Pretendemos enfim, dar a direção para um modo de escuta solidária, na qual o indivíduo criativo, consciente de si-mesmo e de seu papel no grupo tem uma clara intenção de apoio mútuo e compartilhamento: uma escuta de quem “estende a mão”, visando assim a formação de um artista-cidadão.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-10837939580679885752007-07-06T15:32:00.000-03:002007-07-06T15:33:46.595-03:00A importância da escuta.“O ouvinte imerso em seu universo sonoro, afasta-se de uma escuta habitual e condicionada e, como um compositor, experimenta e escuta o seu próprio trabalho de ouvir.”<br />Fátima Carneiro Dos Santos<br /><br />No contexto de uma grande métropole, caótica, frenética, competitiva e recheada de grandes multidões de seres solitários, o trabalho de sensibilização da escuta se reflete num cidadão mais consciente de si-mesmo e do outro, reorganizando e harmonizando assim as relações e funções dos indivíduos em seu grupo. O trabalho artístico, de expressão e consciência é amplamente conhecido como regulador e renovador do organismo individual e social.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-3090888387435909892007-07-06T14:52:00.000-03:002007-07-06T14:57:01.273-03:00Pesquisa e bibliografia sugerida.Por tratar-se de uma proposta inédita de educação musical no Brasil, o presente projeto iniciou-se com uma extensa pesquisa bibliográfica. O projeto é em termos gerais, a aplicação e adaptação das propostas do educador e compositor canadense Murray Schafer, reconhecido pelos seus trabalhos de musicalização e, principalmente, por suas proposta de conscientização ecológica, sintetizadas pelo termo “ecologia acústica”.<br />Nesta primeira etapa foram realizados uma série de leituras de obras, com análises e adaptações de exercícios e jogos musicais de livros, de como por exemplo: “O ouvido pensante” e “Afinação do mundo”, ambos de Murray Schafer e “A música dos sons da rua: por uma escuta nômade” de Fátima Carneiro dos Santos.<br />Segue uma relação de livros cujo conteúdo está estreitamente ligado as propostas da oficina "escuta solidária":<br /><br />BOAL, Augusto. 200 Exercícios e Jogos. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira,1979.<br />SANTOS, Fátima Carneiro dos. Por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. São Paulo: EDUC, 2002.<br />SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.<br />SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais. Trad. por Ivo Martinazzo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.<br />SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Ed. Universidade Estadual Paulista, 1991.<br />SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo.<br />SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.<br />WISNIK, José Miguel. O Som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-11595225940964393832007-07-06T14:46:00.000-03:002007-07-06T14:50:57.384-03:00Locais e datas das oficinas.Olá.<br /><br />Abaixo vai a relação de locais e datas das oficinas do "escuta solidária" em 2007.<br /><br />Em andamento:<br />1 CEU Perus<br />Segundas, das 14 às 17h.<br />11 de Junho a 30 de Julho.<br /><br />Próximas turmas:<br />2 Centro Cultural da Juventude<br />Quintas, das 14 às 17h.<br />9 de Agosto a 27 de Setembro.<br /><br />3 Ceu Aricanduva<br />Sábados, das 9 às 12h.<br />11 de Agosto a 29 de Setembro.<br /><br />4 CEU Cidade Dutra<br />Quintas, das 19 às 22h.<br />4 de Outubro a 29 de Novembro.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4578700489954918480.post-55338293357164627312007-06-23T12:18:00.000-03:002007-06-23T12:31:02.840-03:00Bem vindos!Olá!<br /><br />Esta é a nossa primeira postagem.<br /><br />Este blog é dedicado aos participantes e interessados no projeto "escuta solidária".<br /><br />Trata-se de um projeto de oficinas de musicalização e sensibilização da escuta. A oficina abrange oito encontros, de três horas de duração cada um, com atividades como: jogos musicais, canto, apreciação de repertório, improvisação e composição sonora. Utilizando o conceito de "ecologia acústica", tal como proposto pelo compositor e educador canadense Murray Schafer, trabalhamos a consciência do valor do ambiente sonoro e de nossa relação com ele, buscando a construção de uma escuta solidária.<br /><br />A primeira turma começou no dia 11 de Junho, no CEU Perus e já está a todo vapor.<br /><br />Este blog servirá também para disponibilizar textos usados nos encontros e materiais complementares.<br /><br />Esperamos também a colaboração dos visitantes nas enquetes e comentando os textos e postagens.<br /><br />Obrigado por sua visita e fique a vontade para pesquisar no site.<br /><br />Abraços,<br />Amilcar.micahttp://www.blogger.com/profile/14115919433724223449noreply@blogger.com0